Simplificando o Setup de Projetos no GitHub

2 minute read Published:

Na Coderockr iniciamos e assumimos vários projetos, sejam para clientes que nos contratam ou para ações internas, e normalmente o GitHub acaba sendo a ferramenta escolhida para eles.

E ao longo dos anos acabamos definindo uma estrutura para controlarmos as nossas issues, usando as seguintes labels:

Conjunto de labels utilizadas no Coderockr Way

É um conjunto bem simples, mas que deixa bem claro as etapas, prioridades, tipos e estados das tarefas, de forma que fica bem fácil de acompanhá-las.

Em todos os projetos cadastramos essas labels. Mas mesmo que você esteja de bom humor, vai ser um trabalho chato e moroso. E é bem provável que esqueça alguma delas, e precise revisar a lista para garantir que estão todas lá.

Esqueci o "Stage: Testing"? Achei...

Pensando nessa monotonia e para economizar algum tempo de setup nos projetos resolvemos criar um script que fizesse esse processo, adicionando as labels a um projeto que fosse informado.

O script acabou ficando bem mais simples que o esperado graças a simplicidade da API do GitHub, todo ele foi feito com cURL e alguns loops no bash para as labels.

Até preparamos ele para não precisar ser baixado/instalado, basta dar um cURL direto do repositório do GitHub que ele pede os dados que precisa.

nem precisa baixar

Resolvemos deixar o script que criamos em um repositório público no GitHub para quem estiver procurando uma solução parecida (ou que agora acha que vale a pena criar um também).

O script e como usá-lo estão aqui:

Coderockr/coderockr-way-github-setup - Basic setup to use the Coderockr Way methodology

Conclusão, investir um pouco de tempo para entender as ferramentas que você usa, não só te poupa tempo a longo prazo, quanto também gera uns scripts legais de compartilhar :)

comments powered by Disqus